Da redação
Simões Filho, localizada no estado da Bahia, tem uma forte presença da cultura negra, sendo uma cidade com grande parte de sua população composta por descendentes de africanos. Historicamente, a região tem raízes na escravidão, com muitos negros sendo trazidos para trabalhar nas plantações de cana de açúcar e nas atividades portuárias.
A cidade faz parte da região metropolitana de Salvador, onde a influência africana e a cultura negra são marcantes, tanto nas manifestações culturais como nas tradições. Assim, embora a cidade não seja exclusiva de população negra. Veja os dados do IBGE;
Com base nos dados do Censo 2022 do IBGE, a distribuição da população por cor ou raça em Simões Filho, na Bahia foi a Seguinte:
. Parda: 70,6%
. Preta: 17,5%
. Branca: 10,4%
. Amarela: 0,5%
. Indígena: 02%
Esses números mostram que a maior parte da população de Simões Filho se identifica como parda, seguida pela população preta. A cidade tem uma significativa presença de pessoas negras (pretas e pardas), refletindo o contexto histórico e social da Bahia, que tem uma grande população de origem afrodescendente.
Esses dados ajudam a entender a composição racial da cidade e são importantes para as políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e combate à desigualdade.
Visual News/ Sérgio Ferreira
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.